Quem sou

Minha foto
NORTH FORT MYERS, Florida, United States

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Virado à Paulista

Virado à paulista

Eis o mais célebre prato da culinária típica paulista: uma mistura de arroz e tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), acompanhados por bisteca de porco, linguiça, torresmo ou bacon frito, couve, ovo frito e banana à milanesa.
Surgiu a partir dos feijões e farinhas que os bandeirantes e tropeiros, no século 17, levavam em seus farnéis (sacos de viagem), pendurados nos lombos do cavalo. Com o balanço dos animais, os ingredientes se misturavam; daí vem o nome “virado”. Era muito prático para os viajantes, pois podia ser feito num caldeirão só, com feijão cozido de um dia para outro e consumido com as mãos. A carne de porco em banha era levada nas viagens e, por vezes, acompanhava o virado; aliás o que não faltavam na São Paulo colonial eram os porcos selvagens. A banana era encontrada no caminho e quando os viajantes estavam perto das vilas, acrescentavam ovo e couve.



                        

Ingredientes
 4 ovos
 4 gomos de linguiça
Para as costeletas de porco:
 4 costeletas
 sal e pimenta-do-reino
 suco de 1 limão
 2 dentes de alho amassados
 óleo
Para o tutu de feijão:
 250 g de toicinho
 1 cebola grande ralada ou picada fino
 2 dentes de alho amassados
 1 folha de louro
 3 xícaras de chá de feijão cozido, com o caldo
 sal
 molho de pimenta
 1 xícara de chá de farinha de mandioca
Para a couve refogada:
 1 maço de couve
 1 colher de sopa de azeite de oliva
 1 dente de alho
 sal
Modo de preparo

Tempere as costeletas com sal, pimenta-do-reino, o suco de limão e o alho e deixe descansar nesse tempero por 2 horas. Para fazer o tutu, pique o toucinho em pedaços pequenos e frite em sua própria gordura até que dourem e fiquem crocantes. Retirem os torresminhos e coloque-os para escorrer sobre papel

Nenhum comentário:

Postar um comentário