Espaço dedicado a , receitas, amigos, história da gastronomia e suas curiosidades
Quem sou
Pesquisar este blog
Boas maneiras
O Palito
Segundo Carmen D 'avila no seu livro Boas Maneiras.
Complemento do cuidado excessivo que os antigos,ás voltas com gargarejos perfumados,sem o auxilio da escova de dentes, dedicavam a higiene da boca, o palito trouxe conforto aos malefícios da mastigação,que a historia comenta o sucesso da sua descoberta.
Em 1700, o palito era um objeto pessoal,permanente,trabalhado pelos ourives,em prata,osso de peixe,chifre de boi,e cuidadosamente guardado num estojo.E palitar os dentes,essa incivilidade asseada, era então oficialmente praticada em sociedade;tanto que Henrique IV o "Vert Galant" consignou uma verba mensal de 20 centimos (!) para as despesas com palitos usados em sua côrte.
Mais tarde,não ha muito tempo, tomou a aparência vulgar dos palitos de hoje. E adotou-se o sistema de coloca-los dois a dois, justapostos á direita de cada conviva,nos banquetes,com o fim de encorajar os mais tímidos.
Até então, teve seus dias de gloria e mesmo as honras de poesia, em 1706.
Finalmente, eclipsou-se,sem que saiba como nem quando.Hoje, se uma migalha ficar entre os dentes, paciência ! não se retira. São as torturas da civilização !
Assinar:
Postagens (Atom)