Quem sou

Minha foto
NORTH FORT MYERS, Florida, United States

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pudim de leite condenssado

Pudim de Leite Condensado

A palavra pudim veio do inglês pudding. Em Portugal e no Brasil indica uma preparação de consistência cremosa ou moderadamente sólida, temperada com açúcar ou sal, feita em banho-maria. Leva farinha de trigo ou de outro cereal, leite ou seu creme, ovo, pão, laranja, queijo, sardinha, bacalhau, atum, galinha ou vitela. Quando doce, costuma ter uma calda. É vocábulo incorporado tardiamente a nossa língua. Teria estreado no manuscrito do Padre Joaquim Cardoso e Brito, da primeira metade do século 19, publicado com o título de Doces e Manjares do Século 19 (Editora Fora do Texto, Coimbra, 1995). O autor difundiu três versões do “podim” de leite.
É doce com variações em Portugal. A escritora gastronômica Maria de Lourdes Modesto publica três receitas regionais no best-seller Cozinha Tradicional Portuguesa (Editorial Verbo, Lisboa/São Paulo, 1989): pudim de leite da Beira Baixa, pudim de coalhada dos Açores e pudim flan (o mesmo que de leite) da Estremadura.


 Entretanto, o mais elegante do clã foi lançado em 1947 pela confeiteira do restaurante Cozinha Velha, que funciona no antigo Palácio de Queluz, perto de Lisboa, onde nasceu e morreu nosso imperador  D.Pedro I. Chama-se pudim marfim e na sua elaboração dois litros de leite são levados ao fogo para reduzir pela metade, com meio quilo de açúcar e uma fava de baunilha; quando a mistura esfria, juntam-se 14 gemas e se cozinha lentamente em banho-maria; serve-se coberto por açúcar queimado com ferro quente ou maçarico; acompanham fios de ovos
… Ao incorporar o leite condensado (Desde 1921), o doce sofreu uma simplificação. Não há mais necessidade de redução do líquido. Basta misturar uma lata de leite condensado com duas de leite, acrescentar três ovos, bater no liquidificador e despejar tudo em uma fôrma coberta com papel-alumínio; então, leva-se ao forno médio, em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos; a seguir, o pudim vai à geladeira por 6 horas, antes de ser desenformado.


Fonte: Blog do Paladar
O Estado de São Paulo on-line
http://blogs.estadao.com.br/paladar/o-insuperavel-pudim-de-leite/

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bolinho de mandioca com carne seca

Bolinho de mandioca com carne seca

Iguaria que faz parte do extenso cardápio das Comidas de Boteco, uma dessas comidinhas gostosas servidas nesses estabelecimentos populares.
Populares, mas nem por isso menos valiosos, no que vale a riqueza cultural e o sabor quase sempre inesquecível de seu acervo gastronômico. Esta receita dedicada a minha amiga Bia Reche da Fazenda Capoava.


Ingredientes

1kg de mandioca cozida  a temperatura ambiente
½ kg de carne seca dessalgada e cozida
1 xicara de cebola picada
½ xicara de pimentão vermelho picado
½ xicara de salsinha picada
1 xicara de farinha de rosca
3 ovos

Modo de preparo:

Refogue a carne seca com a cebola e o pimentão, passe no processador  com a mandioca , adicione os ovos a farinha de rosca e a salsinha.
Misture tudo até formar uma massa homogênea, modele em forma de queneles e frite em óleo quente.